Padre Donizetti mobile > acesse pelo seu celular, onde e quando Você precisar sentir a presença de Deus.

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

Click em cima do banner e conheça o nosso mais novo site de notícias

Click em cima do banner e conheça o nosso mais novo site de notícias
Santuário NSA Tambaú - central de notícias

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A pessoa de Maria no Advento

A pessoa de Maria no Advento



O Advento é considerado um tempo litúrgico forte, caracterizado pela presença atuante de Maria que responde a proposta do pai no Mistério da Encarnação de Jesus, pela força do Espírito Santo.
Temos aqui toda a comunidade divina que se revela aos povos de todas as raças e nações. E o lugar dessa revelação encontra espaço em Maria de Nazaré. Os textos litúrgicos do Advento exprimem uma aguda tensão entre a espera da manifestação gloriosa do Senhor no fim dos tempos (Parusia), e a alegria de sua vinda em nossa condição humana.
A Reforma liturgica do Vaticano II quis, conscientemente, conservar o significado do Advento como tempo de espera do Cristo glorioso em sua segunda vinda no meio de nós. Este tempo vai do primeiro domingo do advento ao dia 16 de dezembro, também chamado Advento escatológico. Do dia 17 a 24, celebra-se o Advento natalino por ser próximo ao Natal. Neste tempo emergem três figuras de grande alcance para a espiritualidade crista, e com maior evidencia para a espiritualidade litúrgica de toda nossa vida.
A primeira é a figura do profeta Isaías, que com seu anúncio de esperança perene alimenta a nossa espera ardente, vivida com impaciência .Isaías é o profeta que domina toda a história do profetismo hebraico. A segunda figura é a do Batista, o último dos profetas até Jesus.Ele nos coloca o verdadeiro espírito do Advento e nos exorta á vigilância e á perseverança.ë o sinal que Deus vem a favor de seu povo, e o Batista, como percussor, tem a missão de preparar os caminhos do Senhor.O Senhor é o Messias esperado que está para chegar na pequenez de nossa humanidade e na forca da sua divindade escondida,mas presente e atuante.A terceira figura é a de Maria que se inscreve no Mistério de Encarnação,enquanto revelação do projeto do Pai desde todos os séculos dos séculos, mistério que encontra espaço para se revelar em Maria de Nazaré.Na medida em que se aproxima o Natal, a atenção se polariza para o Mistério da Encarnação , e é a partir deste mistério que Maria emerge o primeiro Plano.
O Espírito do Advento, ao unir a esperança Messiânica e a vinda gloriosa de Cristo com a presença de Maria,impede qualquer tendência de separar o culto á Virgem do seu ponto Central, que é Cristo. Maria, portanto, é a primeira pessoa a ser posta em causa na revelação de Deus em seu filho Jesus. Ela cria espaço para aproximar Deus da criatura humana e de toda a terra com sua rica criação.

Nenhum comentário: